domingo, 19 de fevereiro de 2017

Comunidade católica decide por mudança na data da Festa da Santa do Paredão


Tradicionalmente realizada no último domingo do mês de maio desde 1990, a festa da Santa do Paredão terá um novo dia de celebração para este ano de 2017.Será realizada no último domingo do mês de outubro. A mudança foi definida após representantes da comunidade religiosa do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria levantarem assinaturas junto aos fiéis e romeiros que todo ano participam das atividades.
Os principais motivos elencados pelo grupo para a alteração foram as constantes chuvas e o frio que atinge a região no mês de maio. O clima e o acesso ao local a feito com que a presença de fiéis caísse consideravelmente nos últimos anos.Com o objetivo de resgatar a tradição de grandes presenças na celebração, a nova data escolhida foi o fim de outubro, pois se trata de um mês dedicado ao rosário, Missões e à Nossa Senhora Aparecida.
O Pároco-reitor da igreja do Bom Jesus da Pedra Fria, Maycon José da Silva, esclareceu que a mudança foi definida pelos próprios fiéis, porém com o consentimento das lideranças eclesiásticas do santuário. ”As últimas festividades foram realizadas debaixo de muita chuva e como o local é de difícil acesso, muitas pessoas acabaram deixando de comparecer” explicou o padre.
A festa da Santa do Paredão já arrastou grandes multidões de fiéis e romeiros em anos anteriores. É uma celebração que reúne católicos de mais de 28 municípios da região. Em 2003, o culto à Santa do Paredão chegou a reunir mais de 12 mil pessoas.
“Visando resgatar essa tradição de grande participação de fiéis é que a comunidade religiosa optou pela mudança, escolhendo um mês mais quente e com menos possibilidade de chuvas” revelou o pároco.
Para este ano, a festividade, programada para 29 de outubro, contará com a tradicional missa às 10h, seguindo do almoço com churrasco para os fiéis e romeiros participantes da celebração à Santa do Paredão.
A Santa do Paredão
As origens da história da Santa do Paredão remontam aproximadamente ao ano de 1820, quando um senhor de nome Jostino de Miranda, morador das imediações, contava que alguns caçadores ao passarem pelo local foram surpreendidos pelos latidos insistentes dos cachorros. Pensando se tratar de uma grande caça, eles perceberam que era na realidade uma imagem de uma santa em meio as pedras.
Assustados, eles saíram dolo cal, mas resolveram retornar e construir uma capela para a Santa no local. Ao chegarem não encontraram a imagem. Procuraram por todos os lados, mas depois de algum tempo perceberam que a imagem se encontrava no Alto do Paredão de Pedra. Desde então foram registrados vários milagres por pessoas que frequentavam o local e prestavam seu culto à imagem da Santa.

Fonte: Folha Paranaense Jornalista Diego Soares..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por visitar o nosso blog.
Deixe aqui a sua sugestão, seu elogio ou até mesmo a sua reclamação.
O espaço aqui é reservado para escrever o que você quiser. Porém não serão admitidos palavrões, ofensas, calúnia, etc. e muito menos spam e propagandas.

Que o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria te abençoe!