sexta-feira, 25 de maio de 2012



A Festa de Pentecostes



A Festa de Pentecostes acontece 50 dias depois da Ressurreição do Senhor, é a comemoração da vinda do Espirito Santo sobre os apóstolos e Maria no Cenáculo.  Sabemos que a igreja nasceu aos pés da cruz do Cristo, mas sua expansão e difusão foram iniciadas com Pentecostes.
 Inicialmente entre os judeus era a comemoração da colheita e a entrega de uma parte da mesma ao Santuário, por isso a presença de tantas nações em Jerusalém naquele dia, inclusive os judeus da diáspora, que eram aqueles que foram morar em outras nações depois que Israel passou por diversas perseguições e exílios. 
 
A Ação do Espírito Santo

Onde moram o Pai e o Filho não pode estar ausente o Espírito Santo . Disse Jesus : “O Espírito Santo , que o Pai enviará em meu nome , vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse “( Jo 14, 26 ) . O Espírito Santo nos recorda o núcleo central da mensagem de Jesus : a sua relação com o Pai , na qual seremos introduzidos justamente pelo Espírito Santo. O Espírito Santo nos faz conhecer , isto é vivenciar o mistério divino .
 O mundo não conhece o Espírito , porque não o pode acolher. É acolhendo-o na intimidade que se conhece o Espírito Santo. “Vós o conheceis , porque permanece convosco “( Jo 14, 17 ) . “Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós ? “ ( 1Cor 3 16 ) Por habitar dentro de nós é que o Espírito Santo nos pode ensinar a partir de dentro . Paulo diz  : “ O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos testemunhar que somos filhos de Deus “( Rm 8 ,16 ) .

Jesus conduzido pelo Espírito

 Se Jesus , o Filho unigênito do Pai se deixou sempre conduzir pelo Espírito Santo , assim também nós participamos da intimidade filial se nos deixamos conduzir pelo Espírito que habita em nós : “Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus “( Rm 8, 14-16 ) .

O Espírito , Dom do Pai
 O Espírito é o dom por excelência do Pai que Jesus nos mereceu . Ele é a graça incriada que escolhe nosso coração como sua morada e transforma , santifica esta morada pela graça santificante ( graça criada ) que se manifesta na capacidade de amar a Deus : “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado “ ( Rm 5,5 ) . Nossa filiação divina , nossa participação do mistério do amor entre Pai e Filho , coincide com a entrada do Espírito Santo em nossos corações : “Porque sois filhos , enviou Deus aos nossos corações o Espirito de seu Filho que clama Abbá , Pai  ( Gl 4 , 6 ). 
 
O Espírito Santo nos ensina a rezar



O Espírito nos ensina a rezar , a nos dirigir ao Pai . “O Espírito socorre a nossa fraqueza . Pois não sabemos o que pedir como convém ; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis “( Rm 8 , 26 ) . Nisto ele passa para nós o que é próprio de Cristo . Assim , quando o Espírito Santo nos faz rezar , ele repete em nós aquela oração de Jesus que como Filho se dirige ao Pai :  “Abba Pai “. Quando dialogamos com o Espírito Santo , também este diálogo está aberto , transparente para o Pai e o Filho .


O Espírito Santo nos torna templos de Deus

 
Ser templo de Deus , morada das três Pessoas da Santíssima Trindade , é a nossa realização mais profunda , nossa glória : “a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” ( Rm 8, 21 ) . A nossa conduta deve proceder desta realidade e sempre mais se conformar a esta realidade . “Se vivemos pelo Espírito , pelo Espírito pautemos também a nossa conduta “ ( Gl 5 , 25 ) . A ação santificadora do Espírito Santo é transformar-nos sempre mais na imagem do Filho unigênito , Ao recebermos o Espírito Santo, nos é dado o modo de ser e de viver do próprio Deus que é comunhão . A Santíssima Trindade é modelo de vida em comunhão . O Espírito Santo é o laço de Amor entre o Pai e o Filho conforme está em 1Jo 1, 3 .

O Espirito Santo nos conduz a unidade


É o Espírito Santo quem integra os cristãos na vida da Trindade , é o mesmo Espírito quem dá ao Cristão condições de criar a unidade na comunidade , isto está expresso nos frutos do Espírito : “ O fruto do Espírito é amor , alegria , paz , longanimidade , benignidade , bondade , fidelidade , mansidão , autodomínio “( Gl 5 , 22 ) .
O novo povo de Deus , a igreja , é um povo que provém de todos os povos . A Igreja desde o início é Católica , esta é a sua essência mais profunda . São Paulo explica e realça isto quando diz : “De fato , num só Espírito , fomos todos batizados para formar um só corpo , judeus e gregos , escravos e livres , e todos bebemos de um só Espírito “( 1 Cor 12 , 13 ) . A Igreja deve tornar-se sempre de novo aquilo que ela já é : deve abrir as fronteiras entre os povos e romper as barreiras entre as classes e as raças . Nela não podem haver esquecidos nem desprezados . Na Igreja existem unicamente irmãos e irmãs livres em Jesus Cristo .
segundo o Plano do Pai . “ Os que de antemão conheceu , esses também predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho , a fim de ser Ele o primogênito entre muitos irmãos “( Rm 8, 29 ) .


TEXTO: MONSENHOR CEZAR AUGUSTO GARCIA
POSTAGEM: ROSANGELA DA GRAÇA MARTINSKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por visitar o nosso blog.
Deixe aqui a sua sugestão, seu elogio ou até mesmo a sua reclamação.
O espaço aqui é reservado para escrever o que você quiser. Porém não serão admitidos palavrões, ofensas, calúnia, etc. e muito menos spam e propagandas.

Que o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria te abençoe!