segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES: 70 ANOS
                           DE HISTÓRIA E DEVOÇÃO
 
 
Foi em 1858 no povoado de Lourdes, localizado na França que a jovem Bernadette Soubirous ao apanhar lenha às margens do Rio Gave teve sua primeira visão da Virgem Maria em uma gruta. Consta que em uma de suas aparições, Nossa Senhora pediu que se edificasse naquele local uma igreja onde mais tarde edificou-se de fato o Santuário de Lourdes, hoje um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. Já em outra aparição, a Virgem fez brotar da pedra, uma fonte de água cristalina que até hoje é encontrada no local.


        Difundida a história pelo mundo, a devoção a Nossa Senhora de Lourdes, como ficou conhecida, logo chegou ao Brasil, sobretudo na região sul do país onde erigiram-se as primeiras grutas e igrejas em louvor à Virgem.
        Em Jaguariaíva não foi diferente, quando em 1942, Irmã Matilde, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, então diretora de Educandário Bom Jesus, que também era responsável pela manutenção dos jardins da igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, idealizou ao Pároco Frei Teófilo de Thiene e seu coadjutor Frei Tomaz de Moruzzo, ambos da Ordem dos Frades Capuchinhos, a construção de uma gruta nos fundos do jardim em louvor a Nossa Senhora de Lourdes, quando tal pedido foi prontamente aceito por ambos que prontamente apoiaram à iniciativa da religiosa. Esta por sua vez não hesitou em fazer campanhas beneficentes para promoção da ereção da gruta, recebendo então total apoio da comunidade católica jaguariaivense.
        Para tanto, o imigrante italiano José Carrer, radicado em Jaguariaíva no início da década de 1920, dispôs-se a realizar o serviço da construção, quando também Alexandre Washington Nichals habilitou-se em doar as pedras, todas retiradas da área rural da cidade, bem como transportá-las de carroça até o local. Sendo todo este árduo trabalho realizado gratuitamente pelos dois senhores como uma prova de devoção a Nossa Senhora.
        Ainda no ato da construção, destaque para mais um fato, onde a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi fixada na gruta antes mesmo desta estar concluída, tudo em prol da religiosidade. Posteriormente instalou-se uma fonte de água como alusão a um dos milagres da Virgem Maria e edifico-se a cobertura, ficando a construção com certa abertura em seu teto, onde foram fixados alguns arcos de ferro para o cultivo de uma planta trepadeira. Tão logo o término da construção, um pequeno portão de madeira com fechadura foi instalado para proteção do local, dando-se assim a inauguração oficial da gruta com benção solene por parte do Pároco Frei Teófilo.
        Alguns anos mais tarde, já pela coordenação do Frei Tomaz, a cobertura da gruta passou por uma reforma e posterior ampliação, retirando-se os arcos de ferro e fechando-se totalmente, tal como se encontra hoje. Também se deu a colocação de duas imagens simbolizando a contemplação da Virgem Maria pela jovem Bernadette.
        Já na década de 1970, quando da jurisdição do Padre Teófilo Lubecki, membro da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, o portão de madeira já desgastado pelo tempo foi retirado e substituído por um gradil de ferro que ora fechou completamente a entrada da mesma ao contrário do primeiro portão. Nos anos posteriores a gruta foi conservada e recebeu somente reparos de manutenção elétrica em seu interior. Também a fonte que jazia dentro da mesma, por questões de saúde ambiental foi desativada.
        Em 2012, o Monsenhor Cézar Augusto Garcia ao tomar posse como novo Pároco do Santuário do Senhor Bom Jesus, optou pela poda da vegetação que ora cercara a gruta, visando uma melhor visualização da mesma e segurança do local, já que esta pode ser visitada no período noturno. O Monsenhor também inaugurou a iluminação externa da gruta, valorizado entre outros aspectos sua arquitetura.
Atualmente a gruta segue como um ponto crucial de devoção dos jaguariaivenses, tal como foi objetivada há 70 anos, com a realização constante de encontros em seu espaço para oração do Santo Rosário.
        Para tanto há exatos 70 anos, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no jardim do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria destaca-se como uma verdadeira obra de cunho religioso que guarda em toda sua história os preceitos da fé de toda uma comunidade.
 







 
 

PESQUISA E TEXTO: Rafael Gustavo Pomim Lopes
POSTAGEM: Rosangela da Graça Martinski (Coord Pascom Santuário)
.
FOTOS: Acervo particular de Éda Carrer Maksímio, Rafael Gustavo Pomim Lopes e Tamara Roman


 
 

2 comentários:

  1. Muito oportuno o texto de Rafael Pomim Lopes sobre a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Clareza e objetividade são a tônica do presente.
    Parabéns, Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto do Rafael. Parabéns.
    Parabéns ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria pela conservação e adequações feitas na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, tão querida pelos jaguariaivenses.

    ResponderExcluir

Olá. Obrigado por visitar o nosso blog.
Deixe aqui a sua sugestão, seu elogio ou até mesmo a sua reclamação.
O espaço aqui é reservado para escrever o que você quiser. Porém não serão admitidos palavrões, ofensas, calúnia, etc. e muito menos spam e propagandas.

Que o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria te abençoe!