quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Quaresma, Campanha da Fraternidade e Juventude
                                                                 

 Quaresma é tempo forte de conversão. A igreja dá particular atenção à preparação pascal de sua comunidade através da renovação do batismo e da penitencia. É uma caminhada comunitária de quarenta dias, ao longo dos quais a igreja propõe aos fiéis o exemplo de Cristo. A igreja se abre à palavra e ao seguimento de Cristo. Com Ele sobe a Jerusalém, morre e ressuscita para uma nova vida.
Para alcançar estes objetivos, temos a prática do jejum, da esmola e da oração, como na leitura do evangelho da Quarta Feira de Cinzas: “ Quando orares fecha a porta” que significa dizer: a pratica deve ser o resultado de uma vivência com Cristo e não de mera aparência.
O núcleo da fé Cristã é a morte e ressurreição de Cristo,  que dá esperança e fé aos cristãos, convidados a serem agentes da história.
As leituras do ano de 2013, portanto, ano C, com os textos do evangelho de Lucas enfatizam a importância da conversão e da misericórdia de Deus para com os pecadores. O primeiro e o segundo Domingo da Quaresma apresentam as tentações de Jesus no deserto (Lc 4,1-13) e sua transfiguração (Lc 9,28-36). Os demais Domingos desenvolvem o tema da paciência e do perdão de Deus, que sabe esperar, que aguarda a conversão do pecador como um Pai de um filho pródigo e a mudança de quem se arrepende sinceramente.
              A igreja no Brasil: Campanha da Fraternidade
A igreja no Brasil desde 1964, vem organizando a Campanha da Fraternidade, valorizando a espiritualidade e as celebrações próprias da Quaresma e conduzindo as pessoas a uma Fraternidade com os irmãos, fruto do encontro com Deus. Fraternidade é o objetivo do plano de Deus. A cada ano a igreja apresenta uma realidade da vida que reclama ser melhorada para melhor atingir os desígnios de Deus.
 
                            Aspectos Históricos da Campanha
 
 

 A Campanha da Fraternidade, nasceu entes do concílio e  foi idealizada por três sacerdotes que eram responsáveis pela Cáritas em nível nacional, primeiro com o objetivo de angariarem fundos para as obras assistenciais da mesma e depois se estendeu para a igreja em todo o Brasil a partir de 1964.
A primeira campanha em nível nacional teve com o lema: “Lembre-se, você também é igreja”. Neste ano a proposta recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses existentes. Em 1965 com o lema “Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor” a CF foi realizada em 91 dioceses. Hoje todas as dioceses do Brasil realizam a Campanha.
Impossível não lembrar de grandes momentos da Campanha como em 1975 “ Repartir o Pão”, 1976 “Caminhar Juntos”, 1984 “Para que todos tenham Vida”, 1985 “Pão para quem tem fome”, 1988 sobre o negro “ Ouvi o clamor deste povo”, 1994 “ A família como vai?”, 2001 “ Vida sim, drogas não”, 2004 “ Água, fonte de vida” .
 
 
Campanha da Fraternidade 2013, novamente o tema Juventude?
 

 Este ano, em sintonia com o Ano da fé e a jornada mundial da juventude a igreja no Brasil propõe como tema: Fraternidade e Juventude.
Como nos diz o secretário da CNBB: “ É jovem não aquele que tem idade nova, mas aquele que tem o vigor de Deus. Do Deus que alegra a nossa juventude. Do Deus que é a vitalidade do nosso ser. Jovialidade é o modo de ser do próprio Deus. É jovem a pessoa que se deixou tomar pelo modo próprio de Deus, pela força de Deus, pelo vigor de Deus, que é o amar sem medida, desmedidamente!” (Dom Leonardo Ulrich).
A igreja no Brasil ao repropor Juventude como tema da campanha, neste tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão. A campanha da Fraternidade é um momento de convertermos e irmos ao encontro dos jovens, ao mesmo tempo que é uma oportunidade dos jovens se deixarem encontrar por Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.
 
     Abertura da Quaresma em nossa Comunidade
 
 
 

O Santuário do Senhor Bom Jesus, iniciou sua caminhada quaresmal no dia 13 de fevereiro com uma missa ás 7 horas da manhã na qual foram meditadas as três práticas quaresmais do cristão conforme propõe a liturgia. No final, sobre os presentes foram impostas as cinzas,abençoadas durante a celebração. A celebração abriu solenemente o tempo quaresmal e a semana social diocesana que se estenderá até sábado.
TEXTO: Monsenhor Cezar Augusto Garcia.
Postagem: Rosangela da Graça Martinski (Coord.Pascom Santuario Bom Jesus). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por visitar o nosso blog.
Deixe aqui a sua sugestão, seu elogio ou até mesmo a sua reclamação.
O espaço aqui é reservado para escrever o que você quiser. Porém não serão admitidos palavrões, ofensas, calúnia, etc. e muito menos spam e propagandas.

Que o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria te abençoe!