domingo, 14 de agosto de 2016

Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria lança seu Brasão Oficial


No domingo do dia 14 de agosto em uma Concelebração Eucarística de dedicação da Igreja, consagração do altar e bênção do ambão, que contou com a presença de Dom Antonio Braz Benevente, Bispo Diocesano de Jacarezinho, o Padre Maycon José da Silva, Pároco Reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria da cidade de Jaguariaíva (PR),Padre Antônio de Pádua Silva Alencar,e Padre Celso Miqueli Decano, lançou o brasão oficial do referido Santuário que deverá figurar em toda documentação e publicação produzida por esta comunidade.
O Brasão do agora Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria originou-se de um conjunto de estudos realizados pela comunidade artística e cultural da localidade, devidamente coordenados pelo Pároco Reitor Padre Maycon José da Silva com base em pesquisas avançadas que foram repassadas para o heraldista Raul Breno Marquardt, do Atelier Heráldico que o desenhou. Estando desta forma o brasão do Santuário dentro dos padrões da arte heráldica, que busca descrever elementos representativos de uma nação, país, estado, cidade, soberano, família, indivíduo, corporação, comunidade, agremiação e/ou associação, apresenta então o Brasão as seguintes formas e características:
Escudo esquartelado. O primeiro de goles (vermelho) com uma pomba do Divino Espírito Santo de prata, aureolada e radiante de ouro; o segundo de goles com o clássico monograma de Maria, formado pelas letras “A” e “M” de prata e sobrepostas; o terceiro de prata com um tropeiro montado em uma mula, tudo ao natural, firmada sobre um contra chefe de sinopla (verde); o quarto de prata com uma araucária ao natural, plantado em um contra chefe de verde; e brocante sobre os traços do esquartelado e firmada nos bordos do escudo, uma cruz trebolada de ouro, carregada de cinco rubis redondos, um em cada ponta da cruz e um no seu centro. O escudo está assentado sobre a cruz processional de ouro, de apenas uma haste horizontal. Sob o escudo um listel de prata, forrado de vermelho com os dizeres "SANTUÁRIO DIOCESANO DO SENHOR BOM JESUS DA PEDRA FRIA" escrito em letras maiúsculas de sable (preto). 

O primeiro quartel, com a pomba, representa à devoção ao Divino Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, devoção esta atrelada ao Santuário desde os seus primórdios. O segundo quartel, com o monograma “AM", representa a jurisdição sobre o Santuário da Diocese de Jacarezinho dedicada ao orago de Nossa Senhora da Conceição. O terceiro quartel, com o tropeiro sobre a mula,  representa o Tropeirismo, processo desencadeador da fundação do município de Jaguariaíva, recordando assim as lides do campo, notadamente a pecuária, fator de magna importância para o estabelecimento desta localidade. O quarto quartel, com a Araucaria angustifolia, o popular Pinheiro-do-Paraná, espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, presente na região do município de Jaguariaíva evocando por sua majestade a figura dos pioneiros. A cruz sobre tudo representa o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, orago do Santuário e principio crucial da fundação do município de Jaguariaíva. A cruz processual qualifica o brasão como sendo paroquial.
Texto:Rafael Pomim.
Postagem: Rosangela da Graça Martinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por visitar o nosso blog.
Deixe aqui a sua sugestão, seu elogio ou até mesmo a sua reclamação.
O espaço aqui é reservado para escrever o que você quiser. Porém não serão admitidos palavrões, ofensas, calúnia, etc. e muito menos spam e propagandas.

Que o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria te abençoe!